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segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dia 14 de Maio Resolução - até lá tentem resolver -


Questões de números inteiros
1 – Um pai deu 5 laranjas a cada filho e ficou com 30 laranjas. Se tivesse dado 7 laranjas a cada um, teria ficado com apenas 4 laranjas. Calcule o número de filhos?(5x+30 = 7x+4)
a)10                 b)13 
c)11            d)15       e)12
2 – Dei 15 laranjas a cada menino e fiquei com 30 laranjas. Se tivesse dado 20 a cada um, teia ficado com apenas 20. Qual o números de meninos. (15x+30 = 20x+20)
a)1                 b)3 
c)6            d)5       e)2
3 – Se eu colocar 8 laranjas em cada caixa que possuo, sobraram 4 laranjas. Se eu colocar 10, uma das caixas ficará faltando 2 laranjas. Calcule quantas caixas e as laranjas. (Respectivamente)(8x+4 = 10x-2)
a)3 e 28          b) 4 e 28 
c) 3 e 27     d) 2 e 18  
 e) 4 e 22
4 – Se eu colocar 9 abacaxis em cada caixa que possuo, sobrarão 14 abacaxis; mas, se eu colocar uma dezena em cada caixa, em uma dessas caixas ficarão faltando 4 laranjas. Calcule quantas são as caixas e as laranjas respectivamente.
a)13 e 128        b) 14 e 128  (9x+14 = 10x-4)
c) 18 e 127     d) 18 e 178  
 e)18 e 176
5 – Se uma pessoa colocar 8 abacates em cada cesto, sobrarão 4 abacates; se, porem, colocar 10, faltarão 4 abacates em um dos cestos. Calcular o números de cestos e abacates respectivamente. (8x+4 = 10x-4)
a)4 e 28        b) 4 e 36 
c) 5 e 36     d) 5 e 28  
 e)4 e 33
6  - Vendo a necessidade dos seus alunos o professor Matheus Eli deu 2 lápis a cada um dos seus alunos, e verificou que sobraram 14 lápis. Então ele observou que faltaram 5 alunos, e verificou que se desse 4 lápis a cada um dos que compareceram, não sobrariam nenhum lápis. Calcule o número de lápis e o número de alunos respectivamente.
a)48 e 17        b) 50 e 144  (2x+14 = 4(x-5)
c) 23 e 6     d) 34 e 8  
 e)12 e 3
7 – Num vagão de um trem viaja determinado número de pessoas, 42 das quais em pé. Por determinação do chefe do trem, em cada banco passaram a sentar-se 3 passageiros, ao invés de 2. Mesmo assim, duas pessoas ficaram em pé. Calcular o número de passageiros no vagão.(2x+42 = 3x+2)
a)100                 b)111 
c)110       d)120       e)128
8 -  Em um ônibus viajam 35 passageiros em pé quando dois passageiros sentam em cada banco. Se três passageiros sentasse em cada banco, sobrariam 5 bancos vazios. Determine o número de bancos e quantos passageiros viajavam no ônibus. Respectivamente. (2x+35 = 3x-15)
a)50 e 128        b) 40 e 126 
c) 50 e 135     d) 51 e 122  
 e)40 e 113
9 – Certa quantidade de pacotes precisa ser transportada em caixas. Se colocarmos dois pacotes em cada caixa, sobram treze pacotes; mas, se colocarmos três pacotes em cada caixa, sobram três caixas desocupadas. Calcule quantos pacotes devem ser transportados. (2x+13 = 3x-9)
a)58                b)60 
c)57            d)70       e)50
10 – Numa árvore pousam pássaros. Estando 4 pássaros em cada galho, sobram 2 galhos sem pássaros. Se pousassem 2 pássaros em cada galho, dois pássaros ficariam voando. Calcule o número de galhos e o número de pássaros.  
a)5 e 12        b) 5 e 14  (4x-8 = 2x+2)
c) 4 e 8     d) 3 e 8  
 e)7 e 15

3 comentários:

  1. res/7q.
    Cada cadeira tem 2 lugares entao 2X
    Mais 42 em pe
    3 pessoas sentadas entao 3X
    Mais ainda ficaram 2 pessoas de pe
    2X+42=3X+2 >> 2X-3X=2-42 >> X=40
    Substituindo ‘X’ em qualquer menbro da equaçao o resultado sera 122

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  2. x= número de bancos se sobraram 5 bancos com capacidade para 3 passageiros então -> 5x3=15

    35+2x=3x-15 -> logo : 35+2x=35+2x50 -> n. de passag = 135
    3x-2x=35+15
    x=50 bancos

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  3. 4x-8=2x+2
    4x2x+2+8
    4x=2x+10
    4x-2x=10
    2x=10
    X=10/2
    X=5
    Subs. Em 1
    2x+2
    2. (5)=10
    10+2=12 PORTANTO LETRA A

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